Carregando...

Filmes Vencedores

Prêmio Jean Rouch



Curta Metragem

Nasa Yuwe, La Lengua Madre | Yaid Bolaños. Colômbia
Pela relevância do tema de preservação das línguas indígenas e pela transversalidade desta temática a muitas culturas. A forma, embora convencional, explora o preto e branco de forma coerente com a temática.


Decidiu igualmente atribuir a menção honrosa ao filme O Pescador de Memórias | Eliabe Crispim pela personagem do filme o seu interesse como procura, organização, divulgação de objetos do património lugar e afirmação do saber local acercas dos materiais coletados em relação aos saberes académicos.




Média Metragem

A Parteira | Catarina Doolan. Brasil
Pela relevância da personagem, pela relação estabelecida pela cineasta, pela forma de dar a ver atos de extrema intimidade.



Fordlandia Malaise | Susana de Sousa Dias. Brasil-Portugal mereceu do júri uma menção honrosa pelo excelente trabalho histórico e cultural sobre materiais de arquivo e obras literárias anteriormente editadas e por notável criatividade na construção da banda (trilha) sonora.




Longa Metragem

Fabiana | Brunna Laboissière. Brasil
Pela relação de longa duração que a realizadora /diretora solitária estabelece com Fabiana, pela personagem principal do filme e pelo modo como ela aborda a temáticas hétero e transsexualidade e das vidas nómadas. Na excelente narrativa forma e conteúdo se complementam neste filme.