Carregando...

Comissão Local

Glauco Fernandes Machado

Possui a graduação em Arte e Mídia, e Mestrado em Antropologia. Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e sócio da Associação Brasileira de Antropologia, fazendo parte do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE (LAV) e do Núcleo de Estudos sobre Etnicidade (NEPE). Tem experiências na área de Antropologia e filme-documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Visual, Imagem fílmica e fotográfica, Cinema, Etnicidade, Patrimônio e Arte e Mídia. Realizou diversas montagens em filmes etnográficos como o "Oi, que Prazer, que Alegria, Kapinawá" que ganhou o Prêmio Juri Popular no VI Concurso Pierre Verger 2006, Associação Brasileira de Antropologia.

Moyses Cavalcante

É formado em Produção Publicitária, tem especialização em Produção Audiovisual e estudou na Academia Internacional de Cinema. Trabalha no setor de audiovisual desde 2008. Em produtoras editou comerciais publicitários, institucionais, documentários, filmes e campanhas. Em televisão produziu vinhetas para MTV, identidades visuais e editou programas televisivos. Possui trabalho autoral na produção de videoclipes e curta metragens. É Técnico em Audiovisual do Instituto de Ciências da Arte na Universidade Federal do Pará. Ministrou as disciplinas Montagem e edição de vídeo, Animação e Câmera digital na pós-graduação em Produção Audiovisual da Estácio/IESAM e as disciplinas Computação para o audiovisual I e II, Fotografia cinematográfica I e II, Edição I e II na graduação em Cinema e Audiovisual como professor substituto da UFPA.

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

É professora da Universidade Federal de Goiás, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Seus estudos e produtos artísticos estão centrados na temática da infância no cinema e em produções audiovisuais. É doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente trabalha na finalização de documentários e animações realizados pelo Grupo de Pesquisas Imagéticas dos Programas de Pós Graduação de Arte, Cultura Visual e Antropologia Visual da Universidade Federal de Goiás e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise.

Alessandro Ricardo Campos

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, especialista em Educação e Saberes Africanos/UFPA, mestre em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia PPGSA/UFPA e Doutorando pelo mesmo programa. Atua como servidor público estadual, Professor Classe II, e docente externo da Universidade Federal do Pará e membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia. É membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem Visagem/UFPA, faz parte da Equipe Editorial da Revista Eletrônica Visagem e do GEPI - Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas Eneida Corrêa de Assis e das coordenações do Festival do Filme Etnográfico do Pará e do Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica.

Luiza Pereira Monteiro

Bacharelado em Ciências Sociais (UFG), Mestre em Educação (UFG), Doutora em Educação (USP), Pós-doutorado em Sociologia da Infância, Universidade do Minho (UMinho) Portugal. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atua na graduação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu Ambiente e Sociedade, Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise (Gepeiap/Cnpq), a REdArtH – Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades, o Ao Norte Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais, da AO NORTE. Associação de Produção e Animação Audiovisual, Portugal. Pesquisa as temáticas da educação, infância, cinema e família. Coordena o “Projeto Cine Clube Tribuna Livre: cinema e educação”, que integra extensão, pesquisa e ensino. Coordenadora Adjunta de Pesquisa. Tem vários artigos e capítulos de livros publicados, os mais recentes sobre cinema, educação e infância.

San Marcelo

Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Tradução pela UFPA e Produção Audiovisual e Cinema Digital pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM/Estácio, MBA em Direção de Artes para Cinema TV e Vídeo pela Faculdade Estácio de Sá, e Mestrando do Programa de Pós-graduação de Linguagens e Saberes na Amazônia - UFPA, com estudos em Narrativa Visual, cinema na Amazônia e imagem. Estudou Roteiro para Cinema na Academia Internacional de Cinema e Direção de Fotografia na Bucareste Ateliê de Cinema. Atua na linha de pesquisa: Linguagem e Imagem, como membro do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudo Linguagem, Imagem e Memórias – LELIM.. Tem experiência na área audiovisual e antropologia visual, atuando nas seguintes temáticas: Montagem e direção de fotografia em vídeo/still e estudo da imagem/elementos narrativos. É Diretor de Fotografia na Sapucaia Filmes e Coordenador geral do Festival Curta Bragança.

Carol Abreu

Graduação em Educação Artística, título de Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (2003-2008). Também possui graduação em Desenvolvimento de Sistemas e de Software pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2002-2004). Pós Graduação em Design Gráfico pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM (2010 - incompleto). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, projetos gráficos, fotografia e cinema. Mestranda em Artes, UFPA no Programa de Pós Graduação em Artes - PPGArtes (2016). Atualmente atua como Técnico de Cultura na área de Cinema/Audiovisual e Artes Visuais do Centro Cultural Sesc Boulevard - Sesc Pará, desde 2009, promovendo cursos, oficinas, mostras e programações dentro da área Audiovisual. Tem experiência na área de Artes e Audiovisual, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, arte, cultura e festival. Desenvolve trabalhos na área de design gráfico, como elaboração de projetos gráficos de livros, revistas, identidades visuais e sites.

Marcio Crux

Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Produção Artística PIBIPA como bolsista dos projetos Núcleo de Produção Audiovisual - NUPa no ano de 2015 e no projeto Cine Clube Outros Cinemas no ano de 2016. Foi voluntário do Projeto Núcleo de Experimentação Audiovisual no ano de 2016. Estagiário do Núcleo de Produção Digital na Casa das Artes no período de 2017/2018. Tem experiência na área audiovisual em Edição e Fotografia com trabalhos em videoclipes, documentários e institucionais e na área cultural em produção de eventos.