Exposição Bodanzky: notas de um Brasil profundo

O III Festival do Filme Etnográfico tem a alegria de apresentar aexposição Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo, que reúne fotografias efilmes Super 8 presentes no acervo de Jorge Bodanzky que está depositado noInstituto Moreira Salles. A mostra será apresentada na Galeria Ruy Meira, naCasa das Artes, em Belém, a partir do dia 15 de novembro e conta comcuradoria de Orlando Maneschy e Jorane Castro.

O projeto parte do patrimônio visual do artista, relacionando imagens raras eemblemáticas – fixas e em movimento – para refletir e evidenciar como o artistavê, observa, percebe e desvela um país, seu povo e histórias, por meio de umolhar arguto e sensível.

O público poderá ver cenas de um Brasil que sonhava com um futuropromissor, em obras que trazem as marcas do tempo, os desgastes damemória impressas em suas películas. Sem retoques ou restauros, asfotografias e filmes parecem falar do tempo presente: um eterno "país dofuturo". Entre cenários marcantes e depoimentos contundentes, o que seapresenta aqui é fruto de investigações de alguém comprometido com o Brasile que o observa em toda potência e incongruências e que traz tantas históriasinvisibilizadas do povo que habita seus rincões.

A mostra é encarada como um primeiro ensaio, uma irradiação fruto do diálogoentre realizadores que falam, também, por imagens e olham para o paístraduzido pela lente de Bodanzky. Ela transborda o espaço da galeria e ocupao Cinema Alexandrino Moreira, com um documentário e com a exibição defilmes do artista especialmente selecionados por Alessandro Campos, naintegração com o III Festival do Filme Etnográfico que trará um conjunto deautores no Cine Líbero Luxardo do CENTUR, mesas e debates. A exposição éum convite para olharmos mais além, por meio deste cineasta que se dedica apensar o país, e conhecer um Brasil para muitos desconhecido, um brasilprofundo.

Serviço:
Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo

Visitação de 15 nov. 2021 a 28 fev. 2022

Curadoria Jorane Castro e Orlando Maneschy

Produção Executiva Alessandro Campos

Galeria Ruy Meira, Casa das ArtesPraça Justo Chermont, 236 – Nazaré. Belém PA
de 15 nov. 2021 a 28 fev. 2022

III FFEP