Júri Oficial
Mostra Competitiva Divino Tserewahu

Amalia Cordova – Presidenta do Júri

Acadêmica transdisciplinar, professora e curadora. Realizou grande parte da vida profissional em espaços museológicos e educacionais que se relacionam com os saberes indígenas, integrando constantemente o prático e o teórico. Preocupada com questões de voz e representação. Dirigiu e produziu vários documentários, em sua maioria dirigidos coletivamente, e co-produziu uma série para a web, Urban Indians, com foco em cinema latino-americano, indígena, comunitário, étnico e documentário e videoarte. Possui um extenso trabalho no Museu Nacional do Índio Americano (NMAI) da Smithsonian Institution, onde desenvolve programas latino-americanos e latinos no Film and Video Center do NMAI. O Centro de Cinema e Vídeo (FVC) é o principal recurso da nação em mídia indígena nas Américas e é internacionalmente reconhecido por seu trabalho inovador em filmes indígenas e por produzir o festival de filmes indígenas hemisférico de maior duração, o Festival de Filmes + Vídeo Nativos Americanos. Na FVC, organizou exibições e trouxe diretores de cinema de todas as Américas para apresentar seus trabalhos nos Estados Unidos e Canadá, ocasionalmente fazendo turnês com programas de vídeo em âmbito nacional. Atua em vários festivais de cinema internacionais, incluindo o Tribeca Film Institute, o Morelia International Film Festival e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Povos Indígenas, curadora de programas de filmes para festivais internacionais e aconselhei o NATIVe da Berlinale e a co-curadoria de programas públicos importantes, incluindo os programas anuais Mother Tongue Film Festival e On the Move do Smithsonian Folklife Festival (2017 e 2018). Co-dirije o Mother Tongue Film Festival, que exibe obras sobre ou em línguas indígenas ou minorizadas em perigo, em vários locais em Washington D.C.

Gabriela Zamorano Villarreal

É professora-pesquisadora do Centro de Estudos Antropológicos do El Colegio de Michoacán e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores-Conacyt do México. Ele recebeu seu Ph. D. em Antropologia pela The City University of New York. Seu projeto de pesquisa atual compara a produção e circulação de imagens fotográficas e audiovisuais relacionadas aos povos indígenas em dois contextos nacionais e históricos diferentes no México e na Bolívia. Ele obteve bolsas de Conacyt, The National Science Foundation e do Museu Quai Branly, entre outros. Entre 2002 e 2005 trabalhou como assistente de programas latino-americanos no Festival de Cinema e Vídeo do Museu Nacional do Índio Americano, Smithsonian Institution. Suas publicações incluem o livro “Mídia Indígena e Imaginários Políticos na Bolívia Contemporânea” (University of Nebraska Press, 2017), o livro coeditado “De Frente al Perfil. Racial Portraits of Frederick Starr” (Colmich 2012); e o artigo ” Fisionomia traidora: Tipos fotográficos de índios bolivianos pela Expedição Créqui-Montfort “(1903) no Journal of Latin American and Caribbean Anthropology (2011). Dirigiu o documentário” Archivo Cordero “sobre o arquivo fotográfico de Julio Cordero, um dos acervos de fotográficos mais relevantes na Bolívia. Seu trabalho acadêmico inclui atividades de curadoria em fotografia e cinema, e projetos de fotografia e vídeo.

Renato Athias

É coordenador geral do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia – Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.

Thaís Brito

Doutora em Antropologia Social. É diretora do Cine Kurumin – Festival Internacional de Cinema Indígena. Participou como curadora da Mostra Ameríndia: Percursos do Cinema Indígena no Brasil (Lisboa/Portugal), realizada pelo DocLisboa, da Mostra Amotara – Olhares das Mulheres Indígenas, Mostra de Cinema Indígena da Aldeia Multiétnica, Mostra Lugar de Mulher é no Cinema e do acervo audiovisual da Anaí (Associação Nacional de Ação Indigenista). Foi Júri da Mostra Competitiva do Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema e do Prêmio TAL – Television America Latina.

Bernard Belisário

Pesquisador e professor de cinema e audiovisual na Universidade Federal do Sul da Bahia. Graduou-se em Rádio/TV e em Jornalismo, e pós-graduou-se, doutorado e mestrado, em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como diretor, roteirista, finalizador e montador de filmes, videoarte e programas de televisão. Colaborador do Vídeo nas Aldeias desde 2011, ministrou oficinas de realização cinematográfica junto a comunidades indígenas no Brasil e no Paraguai. Pesquisador participante da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Vice-líder do grupo de pesquisa Poéticas Ameríndias (CNPq/UFSB). Colaborador internacional dos Laboratórios de História Indígena da Universidad Nacional Autónoma de México.

Massimo Canevacci

É professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma “La Sapienza”. Desde 1984 ensina e faz pesquisa também no Brasil. Pelas pesquisas sobre São Paulo, recebeu em 1995 do Governo Federal Brasileiro a “Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”. Como professor visitante atuou em diversas universidades europeias, americanas, em Tóquio (Japão), em Nankin (China), Florianópolis (UFSC), Rio de Janeiro (UERJ), São Paulo (USP). Foi professor visitante de 2013 a 2015 no IEA. Suas pesquisas e publicações estão focadas em comunicação visual, culturas digitais, antropologia urbana, Artes performáticas, etnografia indígena e Teórico antropologia.

Vincent Carelli

Cineasta e indigenista, fundou em 1986 o Vídeo nas Aldeias, desde então, coordenou a formação de várias gerações de cineastas indígenas e produziu uma série de 17 documentários sobre os métodos e resultados deste trabalho, que têm sido exibidos por emissoras de TV e festivais de cinema em todo o mundo. A Arca dos Zo’é (1993), um de seus primeiros filmes, foi premiado em diversos festivais, entre eles o 16o Tokyo Video Festival e o Cinéma du Réel 1994. Em 2009, Carelli lança Corumbiara, grande vencedor do 37o Festival de Gramado, primeiro filme de uma trilogia em desenvolvimento, que traz seu testemunho de casos emblemáticos vividos em 40 anos de indigenismo no Brasil. Martírio, o segundo filme desta série, foi lançado em setembro de 2016 e circulou por diversos festivais, integrando a competitiva oficial do Cinéma du Réel 2017 e sendo premiado como Melhor Filme no 31o Festival Internacional de Cine de Mar del Plata e Prêmio Especial do Júri Oficial no 49o Festival de Brasília. Além da produção em cinema, Carelli dirigiu, roteirizou e produziu a série Índios no Brasil para a TV Escola do Ministério da Educação, uma introdução ao mundo indígena para estudantes. Em 1999, Carelli recebeu o Prêmio UNESCO pelo respeito à diversidade cultural e pela busca de relações de paz interétnicas.

David Hernández-Palmar

Wayuu, Cl IIPUANA |, cineasta, fotgrafo, jornalista, pesquisador e produtor, Curador de Cinema Latino-Americano e Caribenho com especializao em Cinema Indgena / Membro da Rede de Comunicaes do Povo Wayuu / Diretor da Fundao Audiovisual Indgena Wayaakua / Curador e Programador de o Wayuu Mostra de Cinema e Vdeo / Curador e Programador da Mostra Internacional de Cinema Indgena da Venezuela MICIV / Assessor Poltico do Coordenador Latino-Americano de Cinema e Comunicao dos Povos Indgenas CLACPI / Curador Convidado de Daupar – Mostra de Cinema e Vdeo Indgena da Colmbia / Ex Conselheiro da Seo Especial NATIVe do Festival Internacional de Cinema de Berlim Berlinale / Membro do Global Indigement Communication Caucus / Membro do #IndndiaImagination / Membro do Coletivo POC Color Programmers / Membro do If Not Us Then Who? Voc pode encontrar David nas redes sociais @davidhpalmar

III FFEP