Curadoria Mostra Competitiva Prêmio Jean Rouch

Ana Rita Matias

É graduada em Antropologia e mestre na especialização de Culturas Visuais pela Universidade Nova de Lisboa. Tem trabalhado em vários projetos de pesquisa em Portugal, Brasil e Espanha sobre temas como a intervenção urbana, património cultural, participação social e diásporas religiosas. Realizou o filme etnográfico “Mouraria 3.0”.

Breno Augusto Garcia Sales

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), área de concentração em Antropologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Filosofia da Educação pelo Instituto de Ciências da Educação da UFPA  e  Graduação em Ciências Sociais, com ênfase nas disciplinas antropológicas, na mesma instituição. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), atuando desde o Ensino Médio Integrado até a Pós-Graduação. Participou do projeto “Inventar com a diferença” – cinema e direitos humanos nas escolas (UFF/SDH/Presidência da República), desenvolvendo produção audiovisual em escolas da Rede Pública do Pará. Tem interesse em temas relacionados a Antropologia da Educação e Antropologia Visual. É membro do “Visagem” – Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia Visual (UFPA) e do GICEP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Educação e Política (IFPA).

Carol Abreu

Graduada em Educação Artística – Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Plásticas (UFPA). Pós-graduação em Design Gráfico (IESAM). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em projetos gráficos, fotografia e cinema. Mestranda em Artes, UFPA no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes. Atuou como Técnico de Cultura na área de Cinema/Audiovisual e Artes Visuais do Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso – Sesc Pará (2009 2020), promovendo cursos, oficinas, mostras e programações dentro da área Audiovisual. Com curadoria participou de Festivais como Amazônia Doc, Festival As Amazonas do Cinema, Festival do Filme Etnográfico, Mostra Sesc de Cinema, Festival Universitário Audiovisual de Belém (Toró), Festival Audiovisual de Belém (FAB), atualmente é Técnica de Audiovisual na Unidade Sesc Casa da Música, desenvolvendo projetos na área. Também desenvolve projetos pessoais com design gráfico, na elaboração de projetos gráficos de livros, revistas, identidades visuais, e projetos de pesquisa de investigação pessoal.

Glauco Machado

Antropólogo Visual; trabalha no Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Federal da Paraíba – Arandu; Pesquisador e editor de fotografia, som e de vídeo do grupo de pesquisa e produção Avaedoc – Antropologia Visual, artes, etnografias e documentários (grupo cadastrado no diretório do CNPq desde 2009); Fotógrafo e professor de fotografia do ensino superior; realizador de audiovisuais. Atualmente está desenvolvendo pesquisas com filmes imersivos e a categoria Etnografia360.

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

Professora da universidade federal de goiás. Atua no campo de estudos e produções acadêmicas na área de ensino, infância , cinema e psicanálise no departamento de pedagogia e no programa de pós graduação do centro de ensino e pesquisa aplicada à educação. É coordenadora do projeto de pesquisa arte, psicanálise e infância: procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da infância e projeto de extensão sessão corujinha: cinema e infância. Fundadora do site/facebook: infância e audiovisual (wwwinfanciaeaudiovisual.com ou @infânciaeaudiovisual) e também co-fundadora e editora do periódico/site folhinha aplicada (wwwfolhinhaaplicada.com). Membro do grupo de estudos de cinema e narrativas digitais (ao norte/Portugal). Doutorado em educação e pós-doutorado em artes e cultura visual.

Moyses Cavalcante

Fotógrafo, diretor de fotografia e editor audiovisual, é formado em Produção Publicitária, tem especialização em Produção Audiovisual e estudou na Academia Internacional de Cinema. Trabalha no setor de audiovisual desde 2008. Percorreu produtoras publicitárias, TVs e projetos independentes. Em televisão produziu programas, identidades visuais e vinhetas para a extinta MTV. Possui trabalho autoral na produção de videoclipes e curta metragens. É Técnico em Audiovisual do Instituto de Ciências da Arte na Universidade Federal do Pará. Ministrou disciplinas na Pós-graduação em Produção Audiovisual da Estácio/IESAM e disciplinas na graduação em Cinema e Audiovisual UFPA.

Cícero Pedrosa Neto

É repórter multimídia, colaborador da Agência Amazônia Real de Jornalismo Independente e Investigativo. Fotógrafo e Documentarista, é sociólogo de formação e mestrando em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará, pesquisando os desastres ambientais da mineração/cadeia do alumínio na cidade de Barcarena-Pa. Em 2019, foi um dos jornalistas contemplados com o 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria multimídia com a série “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, trabalho em parceria com a mídia digital independente #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real. Atualmente é bolsista do Amazon Rainforest Journalism Fund – Pulitzer Center.

Alessandro Ricardo Campos

Sociólogo, antropólogo e realizador audiovisual, doutorando pelo Programa Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Coordenador adjunto do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem VISAGEM, coordena o Festival do Filme Etnográfico do Pará, Colóquio de Cinema e Antropologia da Amazônia e Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica; orientador do Curso de Verão em 2018/2019 do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, membro da Associação Brasileira de Antropologia, vencedor do Prêmio Arte e Cultura PROEX/2018.

Marcio Crux

Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Produção Artística PIBIPA como bolsista dos projetos Núcleo de Produção Audiovisual – NUPa no ano de 2015 e no projeto Cine Clube Outros Cinemas no ano de 2016. Foi voluntário do Projeto Núcleo de Experimentação Audiovisual no ano de 2016. Estagiário do Núcleo de Produção Digital na Casa das Artes no período de 2017/2018. Tem experiência na área audiovisual em Edição e Fotografia com trabalhos em videoclipes, documentários e institucionais e na área cultural em produção de eventos.

III FFEP