O workshop documentário de bolso consiste em apresentar aos participantes as possibilidades estéticas em uma produção baixo de orçamento, com um foco mais direcionado ao cinema documentário. Demonstrando através de contextualizações teóricas e práticas as formas e narrativas mais contemporâneas de se produzir um documentário, seja com câmeras semiprofissionais, com mídias móveis, experimentando com a fotografia, a internet e a arte contemporânea, propondo um novo olhar para os temas a serem debatidos durante o workshop e tendo a internet como essa grande sala de exibição deste cinema possível. O workshop contará com exercícios práticos para uma reflexão mais aprofundada dos temas e ao final desses exercícios um documentário curta metragem será realizado pelos participantes da oficina. O workshop será ministrado por marcio crux, bacharel em cinema e audiovisual pela ufpa, realizador audiovisual, videomaker, editor de vídeos e produtor tendo trabalhado com videoclipes, documentários, institucionais e na área cultural com produções de eventos.

 

Conteúdo programático

  • Breve história do cinema documentário: um pequeno passeio pela origem do cinema e do cinema documentário, os tipos de cinema de acordo com bill nichols, da câmera olho ao celular, como o cinema e o audiovisual moldou nossa forma de observar o mundo?
  • O cinema na tela do celular: as possibilidades estéticas de produzir cinema com o celular, luz e enquadramento e as formas de narrar uma história através de uma mídia móvel.
  • Documentário de baixo orçamento, como se organizar: poucos recursos e muitas ideias, as possibilidades narrativas da produção de baixo orçamento. Cinema compartilhado, como produzir coletivamente usando o celular como a câmera olho.
  • Produzindo uma ideia: como funciona o processo de criação? Observar o mundo ao seu redor, pensar as micropolíticas existentes, as redes de afeto, as denúncias, como organizar essas ideias pensando em narrativas documentais.
  • Dispositivo fílmico: a estratégia fundadora do filme e de sua narração, o filme possível, como apreender e estruturar uma realidade pré-existente. Formas de trabalhar o dispositivo em um documentário de baixo orçamento.
  • As diversas vozes de um documentário: a importância do discurso no documentário, como trabalhar as diferentes vozes e narrativas, formas de abordagem. O respeito a história de cada indivíduo na hora de contar uma história, a ética no discurso documental. As diversas vozes de um documentário também passam pelas diversas vozes que o produzem.
  • Luz, câmera e muita ação, produzindo documentário sem grana: partindo para o lado mais prático, é a hora de experimentar as possibilidades de registro audiovisual, com planejamento e organização realizar um exercício do olhar de documentarista tendo em mente os recursos tecnológicos e os imprevistos de produção que compõe as possibilidades narrativas.
  • Som no documentário: a importância do som para o cinema documentário. Som direto no cinema de baixo orçamento, como construir narrativas sonoras com celular.
  • Onde e como editar: a importância da pós-produção na realização audiovisual. Montagem, a história se reescrevendo na ilha de edição. Como decupar o material captado. Formas de usar um aplicativo gratuito de edição. Finalizando o filme, criando artes gráficas ou elementos sonoros. Cartazes e créditos também são cinema, a importância destes elementos na construção narrativa do filme.
  • A internet, uma nova sala mundial de cinema: onde exibir o filme na internet, qual o público que a qual o filme é direcionado. Redes sociais, streaming, whatsapp, onde divulgar o meu filme?
III FFEP