A oficina de O “fazer” e os desafios da produção audiovisual antropológica será oferecida pelos integrantes do Coletivo Pé de Figo Filmes, formado por José Muniz Falcão Neto, antropólogo, realizador audiovisual e roteirista, Rafaella Sualdini, fotógrafa, diretora de arte, roteirista e diretora e Caio Nobre Lisboa, antropólogo, cinegrafista, editor de vídeo e som, roteirista e diretor. A atividade sugerida pelo grupo consiste em uma oficina de Produção Audiovisual com cinco encontros temáticos:
1 – Apresentação do workshop e considerações sobre o documentário e o filme etnográfico;
2 – Produção de imagem;
3 – Produção de som e equipamentos de filmagem e captação de áudio;
4 – Edição, e;
5 – Revisão do conteúdo programático, exibição do vídeo produzido durante a oficina e troca de experiências entre os(as) participantes.

Nesta oficina, portanto, serão abordadas perspectivas antropológicas voltadas para pensar e construir um roteiro, as diferenças e afinidades entre o filme documentário e o filme etnográfico, as estratégias e os equipamentos de filmagem, captação de som e iluminação que podem ser usados e, finalmente, a edição. A oficina também valorizará a dimensão colaborativa de produção documentária, propondo a elaboração de um vídeo curto, de um minuto, desde a elaboração de um roteiro inicial, passando por um roteiro de filmagens, até o seu registro e edição. Os encontros ocorrerão a partir da plataforma Google Meet, e o objetivo é trocar experiências e poder compartilhar ferramentas teóricas e metodológicas da Antropologia Visual, para pensar os processos e a produção de documentários e filmes etnográficos.  

Planejamento

DIAS O QUE VAI FAZER. COMO VAI ACONTECER. O QUE SERÁ PRODUZIDO.
Apresentação do cronograma da oficina, dos(as) ministrantes e dos(as) participantes. Início dos estudos sobre os tipos de documentário e suas semelhanças, diferenças e tensões com o filme etnográfico. Exposição por slides do conteúdo programático pelos(as) ministrantes; será usado o espelhamento de tela para a realização de um roteiro junto com os(as) participantes. Colaborativamente, será feito um pequeno roteiro sobre o cotidiano dos participantes da oficina, retratando o isolamento social durante a pandemia.
Historicizar a produção de imagens dentro da Antropologia como registro e apontar as suas contribuições para o documentário; apresentar a dimensão técnica da produção de imagens (diafragma, velocidade, obturador, enquadramento, ângulo e luz); introdução à linguagem do cinema (sequências, planos, cenas etc.). Exposição por slides do conteúdo programático pelos(as) ministrantes; será usado o espelhamento de tela para a realização de um roteiro de filmagens junto com os(as) participantes. Colaborativamente, será iniciada uma adaptação do roteiro esboçado no encontro anterior para um roteiro de filmagens.
Comentar brevemente a entrada do som no cinema e suas contribuições para o documentário; introduzir a linguagem e as estratégias narrativas do áudio no cinema (diegético, não-diegético e meta-diegético); apresentar as diferentes tecnologias desenvolvidas na captura de som e imagem; debater sobre estratégias de filmagens nos diferentes campos de pesquisa. Exposição de slides pelos(as) ministrantes do conteúdo programático; será usado o espelhamento de tela para dar continuidade à adaptação do roteiro de filmagens junto com os(as) participantes. Colaborativamente, será dada continuidade à adaptação do roteiro de filmagens, quanto à linguagem sonora que será adotada. Será deixado como tarefa para os(as) participantes a execução individual do roteiro de filmagens após o encontro, que deverá ser enviado para o Drive da oficina.
Prática de edição no programa Adobe Premiere Pro 2021. Atividade prática de edição de vídeo realizada pelo ministrante Caio Nobre Lisboa, realizado através de espelhamento de tela via Google Meet. Colaborativamente, será produzido um minuto de filme, com base no material registrado e enviado pelos(as) participantes, seguindo todas as etapas de edição: decupagem, montagem, elaboração de transições etc.
Revisão do conteúdo programático; exibição do vídeo produzido durante a oficina; e troca de diálogo com os(as) participantes, comentando as suas experiências ou projetos futuros de produção audiovisual. Será usado o espelhamento de tela para a exibição do vídeo produzido durante a oficina. Exibição do vídeo produzido pelos(as) participantes da oficina.

    MATERIAL E EQUIPAMENTO NECESSÁRIO:Computador ou celular smartphone com acesso à Internet, e conta Google para acesso ao Google Meet.    

    Filmografia
    Nanook, O Esquimó (1922) – Robert Flaherty
    O homem com a câmera na mão (1929) – Dziga Vertov
    Eu, um negro (1958) – Jean Rouch
    Aruanda (1959) – Linduarte de Noronha
    Crônicas de um verão (1969) – Jean Rouch e Edgar Morin
    Ilha das Flores (1989) – Jorge Furtado
    Boca de Lixo (1992) – Eduardo Coutinho
    Estamira (2004) – Marcos Prado
    Memórias visíveis (2019) – Coletivo Pé de Figo Filmes

    Bibliografia e links recomendados:

    BARBOSA, Álvaro. O Som em Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção. Escola das Artes – Som e Imagem, 2000/01, Universidade Católica Portuguesa. Disponível em: <http://www.abarbosa.org/docs/som_para_ficcao.pdf>. Acesso em: 26 out. 2021.
    FRANCE, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Universidade da UNICAMP, 1998. ISBN 978-85-55710-31-5
    JORDAN, Pierre. Primeiros contatos, primeiros olhares. Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro, n. 1, p. 11-22, 1995. Disponível em: <http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-1.-Antropologia-e-Cinema.-Primeiros-contatos.pdf>. Acesso em: 26 out. 2021. ISSN 0104-9658
    MATHIAS, Ronaldo. Antropologia Visual: diferença, imagem e crítica. São Paulo: Nova Alexandria, 2016. ISBN 978-85-74924-13-7
    NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005. (Coleção Campo Imagético). ISBN 85-308-0785-5
    ROUCH, Jean. O filme etnográfico. In: LABAKI, Amir (Org.). A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 66-102. ISBN 978-85-40508-73-6
    PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da produção à pós-produção. 3. ed. Campinas: Papirus, 2012. ISBN 978-85-30808-89-1
    SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991, ISBN 85-7139-016-9.
    XAVIER, Ismael (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983. ISBN 978-85-77533-81-7

     

    Inscrições

    III FFEP